Cozinha

Como deixar a hora da refeição mais divertida pros pequenos

Dicas pra quem quer mostrar pros pequenos que uma alimentação saudável também pode ser divertida.

Dicas pra quem quer mostrar pros pequenos que uma alimentação saudável também pode ser divertida.

Quem disse que uma alimentação saudável não pode ser divertida? Muitas crianças veem as refeições como uma obrigação e acabam tendo dificuldade pra aproveitar esses momentos de forma tranquila, principalmente se os pratos não agradam aos seus olhares. Mas resolver isso pode ser mais simples do que parece.

Existem três atitudes que podem fazer toda a diferença na hora de ensinar aos pequenos que uma alimentação saudável também pode ser divertida.


1. Desenvolver os hábitos dentro de casa

Segundo a especialista em alimentação infantil Rafaela Rangel, as crianças não são as únicas que precisam ter uma alimentação saudável: os pais e irmão devem ser exemplos dentro de casa. Assim, será possível conquistar a atenção e confiança dos pequenos.


2. Enriquecer os alimentos

É muito fácil dizer que não gosta de algo sendo que você provou aquela comida apenas uma vez, não é? Isso também acontece com as crianças. Por isso, porque não mudar o prato em que aquele alimento está inserido? A nutricionista explica: "se a criança não gosta de cenoura, pode perceber que ela fica gostosa em um bolo, por exemplo". Outro ponto importante é fazer com que os pequenos participem do processo de preparo do bolo. Entender como o alimento é feito pode fazer com que eles se interessem mais pela refeição.


3. Atrair o paladar com a criatividade

Criar pratos lúdicos tem sido uma boa alternativa na hora de conquistar os pequenos. Cores, formas, carinhas, personagens. A partir dos interesses do seu filho, você pode criar diferentes pratos, com diferentes alimentos, testando o que mais conquista ele.


Essas são só algumas dicas pra quem quer investir em uma alimentação mais saudável dentro de casa. Vale sempre lembrar que, quanto antes o seu filho começar a se alimentar bem, mais chances ele tem de levar esses hábitos pra vida adulta.


Fonte: Portal Saúde Brasil


Tem alguma dica pra compartilhar com a gente? Deixe nos comentários. Pra encontrar produtos que vão deixar os momentos na cozinha mais divertidos, clique aqui. :)