Como manter sua piscina limpa – Parte I

Nessa época do ano as temperaturas começam a subir. Na maior parte do país, ainda não é o suficiente para aproveitarmos de fato nossas piscinas. Mas o clima agradável já é o suficiente para fazer um churrasco com a família ao lar livre, para receber os amigos para um happy-hour ao pôr-do-sol ou para as crianças receberem os amiguinhos para brincarem no pátio. Por isso, é bom já ir deixando a piscina limpinha. Afinal ninguém quer estragar o clima de diversão com a imagem de uma piscina que não está em ordem, né?

Por isso, vamos compartilhar com vocês as dicas ideais para manter sua piscina bem higienizada:

Limpeza externa

O primeiro passo é limpar a área ao redor da piscina. É preciso varrer sempre no sentido oposto ao da piscina. Isso evitará que a sujeira caia dentro da água e, consequentemente, prejudique seu tratamento.

Caso ela esteja coberta com lona, elimine o máximo de água que ficou acumulada em cima da proteção, bem como toda sujeira que se depositou. Nunca jogar a sujeira acumulada dentro da piscina.

Quando necessário, escove as paredes da piscina e nunca utilize palha de aço, escovas metálicas e esponjas abrasivas.

A seguir, limpar as bordas da piscina usando um Limpa-Bordas apropriado. Basta coloca-lo em uma esponja macia e não abrasiva e esfregar as áreas a serem limpas até a remoção da sujeira.

Depois é só enxaguar essas áreas com a própria água da piscina. Não se preocupe com a sujeira que caiu na água devido a esse procedimento. É importante lembrar que somente produtos destinados a esse fim devem ser utilizados.

Verificar todo seu equipamento para ter certeza que está tudo em ordem. E não esqueçar de limpar o Skimmer (ou coadeira) se houver e o pré-filtro!

Purificação da água

Quando a água se apresenta suja pôr folhas, insetos etc., se deve retirar com uma peneira todas as impurezas visíveis. Caso a água se apresente turva deverá ser tratada para retirar os sólidos em suspensão. Neste caso, adiciona-se o sulfato de alumínio isento de ferro. Este produto, pela sua constituição química, acidula a água.

Para diminuir a acidez, coloca-se a carbonato de sódio. Isto possibilitara a formação de hidróxido de alumínio, que é uma substância gelatinosa que tem a propriedade de retirar do meio líquido todos os sólidos em suspensão.

Em seguida, deixa-se em repouso durante 3 a 4 horas para que toda a “massa gelatinosa” deposite no fundo do tanque, sendo retirada por aspiração.

Procedimento:

* Dissolva em um pouco de água a quantidade de sulfato de alumínio e espalhe a solução assim obtida, de maneira uniforme, sobre toda a superfície da água.

* Dissolva em um pouco de água a quantidade de carbonato de sódio, e espalha-se a solução assim obtida, de maneira uniforme sobre a superfície da água.

(Fonte: Faz Fácil)

Sempre lembrando que a Mor tem os produtos ideais para isso!

16
Categorias: Casa, Família, Home, Verão
Tags: , , , , , .

16 respostas a Como manter sua piscina limpa – Parte I

  1. Rogério disse:

    Eu gostaria de saber como faço pra adquirir este produto pra limpar a água da piscina?

    • Mor Casa e Lazer disse:

      Olá, Rogério! Lamentamos informar que esse post é antigo, e esse produto já está fora de linha.

  2. Ruth teixeira disse:

    GOSTARIA DE TER INFORMAÇÃO SOBRE COMO MANTER MINHA AGUA DA PISCINA MAIS TEMPO LIMPA. QUAL PRODUTO USAR. LEMBRANDO QUE ELA É DE PLÁSTICO MOR. MAS QUERO NOMES DE PRODUTOS POPULARES QUE EU POSSA ENCONTRAR.

  3. Ruth teixeira disse:

    ah e tambem preciso saber de quando em quando preciso colocar o produto sem danificar o plástico da piscina.

    • Mor Casa e Lazer disse:

      Olá, Ruth! Recomendamos o uso dos filtros 2200 L/h, 3600 L/h ou o filtro de areia conforme sua preferência. Os mesmos poderão ficar ligado até 8 horas diárias. A troca do refil vai depender o do uso; quando notar que o refil não fica limpo após ser lavado com água e sabão neutro, deve-se efetuar a troca por outro refil.
      Além do filtro, recomendamos o uso do cloro líquido (01 colher de sopa para cada 1.000 litros de água – 25 ml) ou água sanitária (60 ml para cada 1.000 litros de água) diariamente sempre após o último banho de piscina.
      Utilizar o algicida, (25 ml para cada 1.000 litros de água; neste dia não utilizar o cloro).
      Usar o kit manutenção para limpeza do fundo da lona da piscina.

      Não temos como precisar a durabilidade da água, pois este tratamento pode sofrer variações caso necessário, pois o tratamento pode sofrer influências decorrentes do uso e condições climáticas.

  4. maria das graças seabra disse:

    moro em lugar muito quente,a água da piscina está com muito cheiro de plástico,tenho medo de ser toxico, o que faço?

  5. caio teixeira disse:

    a minha piscina mor esta lisbenta,por dentro,vc passa a mão e se como tivesse uma geleia,e a aguá esta com mal cheiro e so tem 5 dias de uso,oque devo fazer?

    • Mor Casa e Lazer disse:

      Olá Caio! indicamos que você chame um técnico especializado para que vá pessoalmente aí e veja qual a melhor maneira de reverter essa situação! abraços

  6. Mikaela disse:

    Olá, minha piscina ficou suja no primeiro dia que montei, por causa da água que estava saindo marrom, coloquei agora a noite a solução indicada de água sanitária na piscina, e deixei duas horas o filtro ligado, mas a água continua meio verde, se usar algicida é pra funcionar ?

    • Mor Casa e Lazer disse:

      Olá Mikaela! Aconselhamos você a chamar uma pessoa especializada, que poderá lhe responde qual a melhor forma de cuidar da sua piscina! abraços

  7. Carlos Roberto Milcheski disse:

    Boa tarde, adquiri uma piscina Mor de 3.000 litros. Comprei também o filtro para 2.200 l/h também da Mor, e uso um flutuador com pastilha de cloro, que permanece na piscina enquanto não tem ninguém dentro. Ocorre que a parte que tem água fica muito lisa. Já passei uma esponja macia por todo o interior da mesma e na hora ficou normal, porém no dia seguinte já estava lisa novamente. Eu utilizo o filtro conforme as instruções, ou seja fica ligado 8 horas diárias. O que preciso usar para eliminar este inconveniente de a piscina ficar lisa (escorregadia) ? Agradeço a atenção.
    Abraço

    • Mor Casa e Lazer disse:

      Olá! Pedimos que, por gentileza, encaminhe sua solicitação ao nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor!
      Temos uma equipe devidamente treinada e qualificada que poderá lhe atender da melhor maneira!
      Abraços

    • Mor Casa e Lazer disse:

      Olá Carlos! Deve ser alguma reação que vem ocorrendo com o produto que você usa.
      Chame um técnico especializado na área que com certeza ele irá lhe ajudar com mais propriedade! abraços

  8. duda furtado disse:

    por quanto tempo dura a purificaçao de piscina? ou seja da água? OBRIGADA PELA ATENÇÃO !!!!!!!

    • Mor Casa e Lazer disse:

      Duda! aconselhamos que procure uma pessoa especializada para lhe ajudar sobre isto! abraços!!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>